quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Fiat, da era 0.0 à 2.0

A FIAT foi fundada em 1899 na Itália. A Europa vivia um momento de expansão industrial e em 1900 com o trabalho de 150 funcionários foram fabricados 24 carros. Os primeiros da empresa. Ela entrava na era das empresas 0.0, início da expansão industrial



Empresa 0.0

  • Carros produzidos em pequena escala

  • Produção feita apenas para a Itália e muito centralizada

  • Controle financeiro centralizado

  • Pouca variabilidade na produção

  • Funcionários substituíveis

A partir da década de 90 a empresa começa adotar novas técnicas. Para mais informações, pelo site oficial, http://migre.me/2hpke.


Empresa 1.0

  • Inserida na Globalização que, a partir desse ponto, passa a representar uma grande parcela do seu faturamento (mais de 60%).

  • Investe alto em publicidade em TV.

  • Criação de novos modelos através de pesquisas dos seus especialistas

  • Tentativa de se tornar uma empresa líder em tecnologia

  • Criação de políticas de bem-estar no trabalho e valorização dos funcionários

  • Criação de meios de comunicação ágil através da criação e atualização das primeiras versões do site da fiat e dos seus newsletters.


Já no novo milênio a empresa começa a dar atenção a questões como sustentabilidade, colaboração e inovação.

Empresa 2.0

  • Profunda mudança na mentalidade da empresa, principalmente entre 2004 e 2006 na qual a empresa produziu e remodelou diversos veículos utilizando sempre a opinião dos usuários.

  • Empresa completamente conectada à Internet e presente em diversas campanhas no mundo web
     
  • Baseada em colaboração (http://www.fiatmio.cc/pt/)

  • Possibilidade de customização de carros (http://www.fiat.com.br/monte-seu-carro/)

  • Utilização de e-learning (http://www.treinamentowebfiat.com.br/homerede.aspx)

  • Programas de qualidade interna

  • Valorização de talentos

  • Utilização de Outsourcing, por exemplo da área de infra-estrutura de T.I.

  • "Fiat on the web" (http://www.fiatontheweb.fiat.it/)

  • Perfis atuantes nas principais redes sociais existentes




Referências:

http://www.fiat.com/cgi-bin/pbrand.dll/FIAT_COM/fbrand/fbrand.jsp?categoryOID=-1073762968
http://maistuning.com/marcas/historia-fiat
http://www.sitedecarrostuning.com/historia-da-fiat/
http://en.wikipedia.org/wiki/Fiat

Um comentário:

  1. Nota-se que a FIAT está investindo bastante em ferramentas da Web para alcançar seus mercados. Ela está presente em todas as redes sociais e atua em todas as frentes da Web para garantir sua visibilidade. Muitas vezes utilizam até de promoções utilizando essas ferramentas para garantir a sua publicidade. Tem grande destaque nesse ponto o programa do primeiro carro "Open-Source" do mundo o Fiat Mio, conforme foi citado pelo grupo.

    ResponderExcluir