A FIAT foi fundada em 1899 na Itália. A Europa vivia um momento de expansão industrial e em 1900 com o trabalho de 150 funcionários foram fabricados 24 carros. Os primeiros da empresa. Ela entrava na era das empresas 0.0, início da expansão industrial
Empresa 0.0 |
- Carros produzidos em pequena escala
- Produção feita apenas para a Itália e muito centralizada
- Controle financeiro centralizado
- Pouca variabilidade na produção
- Funcionários substituíveis
|
A partir da década de 90 a empresa começa adotar novas técnicas. Para mais informações, pelo site oficial,
http://migre.me/2hpke.
Empresa 1.0 |
- Inserida na Globalização que, a partir desse ponto, passa a representar uma grande parcela do seu faturamento (mais de 60%).
- Investe alto em publicidade em TV.
- Criação de novos modelos através de pesquisas dos seus especialistas
- Tentativa de se tornar uma empresa líder em tecnologia
- Criação de políticas de bem-estar no trabalho e valorização dos funcionários
- Criação de meios de comunicação ágil através da criação e atualização das primeiras versões do site da fiat e dos seus newsletters.
|
Já no novo milênio a empresa começa a dar atenção a questões como sustentabilidade, colaboração e inovação.
Referências:
http://www.fiat.com/cgi-bin/pbrand.dll/FIAT_COM/fbrand/fbrand.jsp?categoryOID=-1073762968
http://maistuning.com/marcas/historia-fiat
http://www.sitedecarrostuning.com/historia-da-fiat/
http://en.wikipedia.org/wiki/Fiat
Nota-se que a FIAT está investindo bastante em ferramentas da Web para alcançar seus mercados. Ela está presente em todas as redes sociais e atua em todas as frentes da Web para garantir sua visibilidade. Muitas vezes utilizam até de promoções utilizando essas ferramentas para garantir a sua publicidade. Tem grande destaque nesse ponto o programa do primeiro carro "Open-Source" do mundo o Fiat Mio, conforme foi citado pelo grupo.
ResponderExcluir