terça-feira, 24 de agosto de 2010

Conhecimento e suas características atuais: cada vez mais um FLUXO e menos um RESERVATÓRIO

Cada vez mais está presente nas nossas vidas este modo de se propagar o conhecimento, onde tudo o que criamos e absorvemos vem de outros e vai para outros, e não mais como antigamente onde o conhecimento estava lá guardado em uma enciclopédia ou livro e que este devia ser basicamente memorizado e pronto, o aluno já aprendeu tudo que lhe era necessário.

Hoje cada vez mais, as pessoas tem a chance de criar, propagar e absorver o próprio conhecimento independente de reservatórios ou padrões estabelecidos, o que por um lado tem um grande potencial, mas pelo outro, infelizmente, serve como um amplificador para a dispersão da estupidez e ignorância na internet.

Antigamente , e não faz muito tempo, as crianças sabiam escrever, sabiam conjugar verbos e tinham pelo menos idéia de quem foi e o que fez Beethoven por exemplo.
Já um estudo recente mostra que a geração internet está cada vez mais burra.

Beethoven es un perro

A geração internet, criada a base de ctrl+c ctrl+v, google e ovomaltine na geladeira, adquiriu rapidamente a preguiça cerebral, que tem como principais sintomas a falta de conhecimento das palavras ( sim meu caros eu já presenciei um aluno da UFMG escrever "Siculo Básico", querendo se referir ao ciclo básico que cursava em um prédio alheio ao de sua faculdade ).

E essa epidemia não pára por aí, agora com as redes sociais, twitter e limitação de caracteres, cada vez mais temos uma inundação de informações irrelevantes, assassinatos diários da língua portuguesa e uma propagação da preguiça cerebral acoplada à sua natural estupidez.

Fica a pergunta, a geração internet está fadada a se tornar uma geração estúpida onde todos absorvem tudo o que é inútil, onde Beethoven é um cachorro e quem não utiliza twitter um ser de outro mundo ?

Um comentário:

  1. (Po, eu nao uso o twitter..[ainda?!]..hehe) Esse paradoxo dessa geracao da informacao ocorre e eh muito louco mesmo..por um lado, temos infinitas possibilidades, conhecimento a um palmo da nossa cara, e o que mais pesquisamos no Google ou Youtube sao besteiras, tipo o BBB...
    Mas nem todos sao assim, claro...ainda existem pessoas q sabem q Beethoven foi um..um..pianista, neh?! =P

    ResponderExcluir