quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Conhecimento e suas características atuais: Representação com MultiMÍDIAS

Temos notado nos últimos tempos a crescente convergência dos meios de comunicação através da internet. Meios de comunicação de grande penetração na sociedade, como o rádio, a TV e os jornais, estão cada vez mais presentes na web. Assistir TV, ouvir rádio e ler notícias, ou seja, obter informação na web está ganhando uma facilidade crescente. A mídia brasileira é uma das maiores do mundo em volume, diversidade e consumo dos meios de comunicação. Estatísticas de órgãos especializados afirmam que o país possui através da Internet aproximadamente 400 jornais diários e quase 2000 títulos, entre revistas on-line e outras publicações.

A crescente velocidade exigida nos processos do dia a dia, seja no trabalho ou nos estudos, leva a população em geral ter menos tempo disponível para busca de informações. Ao mesmo tempo em que surgiu essa demanda por informação de acesso rápido e fácil, a internet se propagou pelos lares, tanto a nível nacional e internacional, graças a disponibilidade de conexões banda larga a preços dentro da realidade de muitas famílias e empresas. Neste contexto vários tipos de mídia enxergaram nessa expansão formas de propagarem informação de forma clara e objetiva, com economia de tempo e facilidade de absorção.

Um clássico exemplo de convergência de mídias é o portal de vídeos Youtube. Através dele, milhões de pessoas acessam diariamente conteúdos que vão de reportagens e documentários a peças de humor e shows de diversos grupos musicais. Disponibilizando vasto conteúdo com simplicidade de acesso, o Youtube conseguiu adquirir um grande números de usuários ao levar até eles informação variada com objetividade e rapidez.

Além do Youtube, outros portais online, como o Terra e o Uol têm disponibilizado uma gama de conteúdo tem áudio, vídeo e texto centralizado grande parte da informação interessante a usuários de vários tipos e gostos.

Tamanha variedade de informação oriunda de diferentes origens e mídias possibilita aos usuários adquirir mais informação com economia de tempo e facilidade. Ter acesso a informações sobre um determinado assunto a partir de diferentes pontos de vista e diferentes mídias contribuem na construção de um conhecimento sólido e amplo a respeito do assunto que estiver em questão.

Fica uma pergunta: Até que ponto a centralização de mídias é vantajosa para o usuário? Qual o futuro deste fenômeno?

Nenhum comentário:

Postar um comentário