quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Existem fontes confiáveis hoje em dia?

Com a crescente produção e disseminação de conhecimento pela população há uma necessidade de senso crítico ao se deparar com alguma informação nos dias atuais.

Não é raro recebermos e-mails com propagandas ou informações falsas (hoax) que circulam livremente e são repassadas várias vezes para outras pessoas sem que ninguém tenha o senso crítico de avaliar a veracidade da informação.

Um exemplo comum são virais do tipo do vírus jdbgmgr.exe que era enviado como um virus do windows e muitas pessoas ficaram preocupadas e tentavam apagar esse arquivo mas que no fundo não passava de um hoax e que o arquivo não era malicioso para o windows.

Não obstante, as informações que hoje são passadas, não apenas em forma de texto, mas em forma de imagem e video também são facilmente editadas. Percebe-se, por exemplo, que as pessoas mais velhas acreditam fielmente que o homem esteve na Lua pois viram na televisão. Entreanto pessoas jovens com conhecimento de edição de video e imagem dizemq ue era possível (com a tecnologia atual) forjarem todas aquelas informações.

Na idade média a produção de conhecimento e a sua disseminação eram feitos, principalmente, pela igreja e por estudiosos (filósofos, matématicos) e, nesses casos as pessoas tinham uma grande confiança com o que era dito, ao contrário de hoje em dia.

Você acredita que os avanços da tecnologia foram piores para o sentimento de certeza da fonte de informação ou que eles ajudam a dar mais credibilidade a uma fonte?

Nenhum comentário:

Postar um comentário