quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Resumo das últimas postagens

Nas últimas postagens falamos sobre o conhecimento e, principalmente as suas caracerísticas e mudanças com o advento da tecnologia. Algunas temas tratados foram a Abundância de informações e o conhecimento, a Certeza das informações e das representações das Mídias na atualidade.

Através da discussão dos membros do grupo e análise dos comentários podemos perceber a necessidade de reflexão a respeito da influência da tecnologia na produção, disseminação e aquisição de conhecimento no mundo atual.


Cada vez mais um fluxo e menos um reservatório


Através desse texto foi indagado o futuro da geração internet. Após as discussões conseguimos perceber que a WEB não está cheia somente de pessoas estúpidas mas também de cabeças pensantes, o que pode ser um bom começo para uma revolução silenciosa por meio da WEB, a qual possui um poder democrático e informativo nunca antes imaginado.
A capacidade da internet de agrupar, informar e reunir pessoas das várias classes sociais, religiões, cidades e até mesmo línguas pode ser a chave para quem sabe um dia acabar com a corrupção no Brasil, uma utopia, sim , mas que já se prova mais perto do que antes em países de primeiro mundo como frança e holanda.

Abundância de Informação

Através deste texto foram indagadas diversas questões sobre a produção de conhecimento e uma questão que intrigou a todos os participantes foi a respeito da colocação do humberto eco que diz respeito a perda de memória com o aumento da velocidade da internet.


Essa colocação foi aceita completa ou parcialmente pelos membors do grupo que acreditam que com o aumento da necessidade informacional e o aumento da velocidade de troca de informações se faz necessário que mais informações "passem" por uma pessoa ao longo de um dia e, como sabemos, a nossa memória é seletiva e não conseguiremos guardar tudo. Com o avanço da tecnologia e com a facilidade de se acessar o conhecimento acredita-se que informações que antes eram armazenadas agora serão esquecidas pois pode-se ter acesso à elas a qualquer momento.


Além disso discutiu-se as vantagens do aumeno de informações e, nesse caso, chegou-se a conclusão de que é provável que as pessoas se adaptem (assim como na época da copiadora) a essa velocidade e sejam capazes de realmente produzir conheciemento de melhor qualidade devdo ao aumento das informações.

Representação com multiMÍDIAS

A questão levantada com esse texto foi com relação à centralização das mídias pois hoje portais como youtube contém informações de jornais, televisão, populares, filmes, etc. Após a discussão o grupo mostrou-se receoso quanto à centralização exagerada com relação a estas mídias pois poderia atribuir um poder de controle de informação muito grande. Entretanto admitiu-se as vantagens de se obter conteúdos de formas variáveis em um único sítio.
Acredita-se ainda que a centralização tende a aumentar e se fortificar mas que "nenhum império dura para sempre".

Existem fontes confiáveis hoje em dia? (Certeza da Incerteza)

A questão aqui indagada é que, com a facilidade de criação e disseminação de conhecimento fica difícil garantir a veracidade ou a confiabilidade de deerminada informação. Pergunta-se então se os avanços da tecnologia ajudam ou não a dar maior credibilidade à informação.
Após as discussões o grupo chegou a conclusão de que os avanços tecnológicos facilitam a transmissão de "hoax" mas que, ao mesmo tempo, permite, com maior facilidade que se determine a fonte correta ou a veracidade da informação. Ou seja, se for do interesse do interlocutor a tecnologia ajuda a garantr maior veracidade à informação e caso contrário dificula o sentimento de certeza.

Conclusão

O grupo concluiu, através das próprias postagens, de discussões, e da visita aos outros blogs que a tecnologia auxilia sim no desenvolvimento do conhecimento e que as formas de se fazer isso se alteraram. Entretanto deve-se ter um grande cuidado pois há diversos riscos devido a enorme velocidade de disseminação das informações e a facilidade de se editar ou recombinar o conteúdo. Acredita-se ainda que a população se adaptará a esse novo modelo de criação / disseminação e aquisição de informação e conhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário